Tendinite é a inflamação ou irritação de um tendão (parte final do músculo, como uma corda fibrosa que faz a fixação dos músculos aos ossos). Eles servem para transmitir a força de contração muscular necessária para mover um osso.
Qualquer tendão ou “bursa” no corpo humano pode ser afetado, mas aqueles localizados nos ombros, cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos, tornozelos e pés, são os mais freqüentes.

▪ O tratamento fisioterapêutico para tendinite pode ser feito através de recursos, como ultrassom ou bolsas de gelo, massagens e exercícios de alongamento e fortalecimento muscular para aliviar a dor e a inflamação do tendão afetado e para manter o movimento e a força dos músculos afetados.

O ultrassom pode ser realizado usando o gel próprio para esse equipamento ou com uma mistura deste gel com gel anti-inflamatório, no entanto, nem todas as pomadas podem ser usadas dessa forma, porque podem impedir a penetração das ondas do ultra-som não tendo qualquer efeito.

As sessões de fisioterapia podem ser realizadas diariamente, 5 vezes por semana, ou de acordo com a disponibilidade da pessoa. No entanto, quanto mais próxima for uma sessão da outra, melhores serão os resultados devido ao efeito acumulativo.