Que o exercício físico é importante para a saúde todo mundo já sabe.
Mas você sabia que os tênis usados podem influenciar muito no desempenho e no pós atividade física❓
Existem modelos próprios para cada atividade física, e na hora da escolha deve ser levado em conta o tipo de atividade e se ele é adequado para o seus pés.
Pode parecer exagero, mas o calçado errado pode causar danos desde bolhas até casos mais graves como lesões e entorses.
Alguns problemas de saúde causados são:

– Fascite Plantar
– Metatarsalgia
– Tendinite
– Dor na coluna
– Dor nos joelhos
– Dor muscular

Os tênis são um dos principais acessórios para seu exercício e o seu desempenho depende muito dele, seja para sua segurança ou para aumento de velocidade, existem específicos tipos de calçados para cada exercício físico como mostra abaixo:

-Corrida:
Conhecer seu tipo de pisada é o primeiro passo para acertar no modelo de tênis a escolher para a corrida: pronada, quando se força o pé para dentro; supinada, com o pé tendendo para fora; ou neutra. Sem o modelo certo, o corpo acaba forçando os músculos e a coluna em busca de equilíbrio.

-Musculação:
Os calçados desenvolvidos para musculação possuem amortecimento rígido, pouquíssimo drop e um bom suporte para fixar a região do meio do pé. E são estes fatores que oferecem uma boa estabilidade na hora de pegar pesado!

-Crossfit:
Como é uma modalidade que tem entre suas principais características a mistura de diversos exercícios e a execução deles em circuito, envolvendo técnicas variadas, o crossfit exige um tênis que dê firmeza e, ao mesmo tempo, garanta mobilidade do calcanhar e a flexibilidade dos pés. Os modelos chamados de minimalistas – que deixam o pé protegido sem limitá-lo – são os ideais para a atividade.