O Pilates é essencial para a melhoria da saúde. Ele facilita a prevenção de doenças e a reabilitação física, auxilia no desenvolvimento do equilibro e coordenação, especialmente para os idosos. Oferece uma forma de exercício excelente e segura para mulheres grávidas, além de contribuir para a recuperação do corpo após o parto.

📌 O pilates se baseia em 6 princípios:

1. Centro de força, também chamado de core, que são os músculos abdominais, que deve ser considerado foco de todos os exercícios, já que promove a estabilização do tronco;

2. Concentração, já que é preciso ter total concentração na realização dos movimentos para ter os benefícios;

3. Controle do movimento, com o objetivo de melhorar a coordenação motora;

4. Fluidez de movimento, para que não haja grandes impactos;

5. Precisão, que diz respeito à qualidade do movimento;

6. Respiração, que deve ser sincronizada com cada movimento realizado.


🔵 O pilates exige que a mente e o corpo estejam em sintonia, sendo necessária muita concentração e controle da respiração para que os movimentos sejam realizados da maneira correta e se possa ter vários benefícios. O método pilates permite trabalhar todo o corpo, sendo os músculos mais ativados os do abdômen, glúteos e costas.

Diante de todos os benefícios citados acima é fácil entender que o Pilates ajuda e muito na sua maneira de enxergar e viver no mundo. Ele faz você parecer e se sentir melhor, ajuda a aumentar a qualidade do seu sono, alivia o estresse e a tensão, expande a consciência corporal, integra o corpo, a mente e o espírito e melhora, muito, a qualidade de vida.
São muitos os benefícios e é impossível listar todos, pois cada corpo responde de uma maneira diferente.