O pé chato, também conhecido como pé plano, é uma situação muito comum na infância e pode ser identificada quando toda a planta do pé encosta no chão, sendo que uma boa forma de confirmar isso é depois do banho, com os pés ainda molhados, pisar numa toalha e observar o desenho do pé. No caso do pé chato, o desenho do pé é mais largo, enquanto que no pé normal, na parte do meio, o desenho fica mais estreito.

📍 As sessões de fisioterapia podem ser realizadas 1 ou 2 vezes por semana, com exercícios e manipulações no pé. Qualquer clínica de fisioterapia é capaz de fazer esse tipo de atendimento, mas o fisioterapeuta especialista em osteopatia e reeducação postural global poderá fazer uma avaliação minuciosa de todo corpo do paciente, indicando um tipo de tratamento diferenciado que pode trabalhar não apenas os pés, mas toda postura do corpo.

✅ Quando retrações musculares e ligamentares estão na origem de uma deformidade do tipo pé plano, o tratamento mais eficaz é através do método de Reeducação Postural Global (RPG).
⠀ ✅ A realização de posturas ativas de alongamento das cadeias de coordenação neuromuscular em encurtamento é a base deste método. Simultaneamente, é uma abordagem que visa, além de aliviar sintomas, corrigir alterações posturais em relação com os mesmos e prevenir recidivas pela correção mantida a longo prazo.

Para saber mais:

🌐 www.tractare.com.br

☎ (13) 3284-4447/3284-5029

📳 WhatsApp (13) 99104-7653