Artrite reumatoide é uma patologia crônica sistêmica, que atinge as articulações e os outros órgãos do corpo. De etiologia desconhecida, é considerada uma doença autoimune, em que o próprio sistema imunológico do indivíduo para de reconhecer seus tecidos e os ataca.

🦠 A doença é caracterizada pela inflamação contínua das articulações, envolvendo principalmente as articulações interfalangeanas, metacarpofalangeanas, metatarsofalangeanas e de punho, em padrão simétrico.

📍 A fisioterapia é uma importante opção de tratamento não medicamentoso, presente em todas as fases da doença. Deve ser iniciada o mais precocemente possível para prevenir danos e alterações de padrões de movimento.

✅ O principal objetivo da fisioterapia é melhorar a dor e o quadro inflamatório, aumentando a força muscular, a flexibilidade, a amplitude de movimento e a capacidade respiratória, possibilitando que a criança execute suas atividades funcionais diárias sem restrições.

✅ Avaliações funcionais são essenciais para esses pacientes. É necessário verificar o quanto a dor e a limitação de movimento influenciam na marcha, na postura estática e dinâmica, no equilíbrio e na funcionalidade geral da criança. Em função da doença também afetar o sistema respiratório este também deve ser avaliado, observando o padrão e a capacidade respiratória do indivíduo.